Saiba como organizar a gestão financeira no escritório de advocacia

Tempo de leitura: 3 minutos

Muitos advogados em início de carreira se deparam com dificuldades na gestão financeira do escritório de advocacia. Esse problema é muito comum, principalmente porque inexiste na grade curricular do curso de graduação em Direito uma matéria específica que trate do assunto.

Pensando nisto, elaboramos este artigo com dicas importantes que vão ajudar na organização financeira do seu escritório de advocacia. Acompanhe!

Busque conhecer mais sobre gestão de negócios e gestão financeira

A primeira etapa de uma gestão financeira no escritório de advocacia está na busca de conhecimento. Por isso, mesmo que você não tenha sido preparado para gerir um escritório durante o período de formação profissional, nunca é tarde para buscar novos conhecimentos.

Você pode realizar pesquisas em livros especializados ou buscar uma especialização na área. Também é possível realizar cursos focados em gestão e formatados especialmente para profissionais em início de carreira, que não têm tanto tempo para frequentar aulas nos moldes tradicionais.

Outra dica interessante é conversar com colegas de profissão: você vai poder conhecer a rotina de outros advogados e aprender com a experiência compartilhada por eles.

Tenha um controle rigoroso das entradas e saídas do escritório

Depois de agregar conhecimento em gestão financeira no escritório de advocacia, é hora de colocar em prática todas as informações importantes que vão contribuir para a gestão financeira do seu escritório.

A primeira delas diz respeito a necessidade de ter um controle rigoroso das entradas e saídas do escritório. Você deve registrar todas as despesas e custos necessários para a manutenção das atividades do seu negócio.

Esse controle vai permitir que você tenha uma visão clara sobre a realidade da sua empresa e sobre possíveis cortes ou investimentos que possam ser feitos para permitir o crescimento do escritório.

Invista em uma boa ferramenta de controle de finanças

A tecnologia é uma aliada na gestão financeira de escritórios de advocacia. Hoje, é possível encontrar diversos softwares no mercado, inclusive focados em gestão financeira de escritórios de advocacia.

Além de permitir um controle mais efetivo das entradas e saídas, eles também oferecem a possibilidade e emissão de relatórios com rapidez, facilitando o controle e viabilizando a elaboração de um planejamento estratégico com mais tranquilidade.

Sabemos que um advogado em início de carreira não tem muitos colaboradores e o tempo para elaborar relatórios financeiros é curto. Por isso, investir em um software que auxilie nesta tarefa é uma excelente solução.

Não misture as contas pessoais com as contas do escritório

Essa é uma regra válida para qualquer profissional que mantém seu próprio negócio. As contas do escritório não podem ser confundidas com suas contas pessoais.

Assim, separe as contas e realize controles distintos. Isso facilita suas tarefas contábeis, a elaboração do Imposto de Renda e permite que você tenha dados mais concretos sobre os resultados alcançados pelo seu escritório.

Elabore um planejamento financeiro e estabeleça metas

O planejamento financeiro tem a função de mapear a realidade financeira do seu negócio e permitir a criação de metas que vão contribuir para o crescimento da sua empresa.

Por isso, após organizar as contas e adotar uma boa gestão financeira da sua empresa, invista na elaboração de um planejamento financeiro. O conhecimento adquirido na etapa de estudo da gestão financeira no escritório de advocacia vai permitir que você faça esse planejamento sozinho, sem a necessidade de assessoria de profissionais especializados.

Lembre-se que a única forma de garantir o crescimento do seu negócio é investindo em organização e planejamento. Todos os escritórios de sucesso começaram assim. Por isso, siga essas dicas e garanta um futuro promissor para a sua carreira profissional.

Gostou deste artigo sobre gestão financeira do escritório de advocacia? Então assine a nossa newsletter e acompanhe outros conteúdos relevantes para o crescimento do seu negócio.

Elias Evangelista

Advogado, Contabilista, Mestre em Direito Processual Coletivo, Especialista em Direito Bancário e Previdenciário, é Professor Universitário em Cursos de Graduação, Pós-Graduação e Cursos Práticos Online. Trabalhou como Coordenador em Cursos de Direito, é Sócio, Professor e Coordenador do IAPA – Instituto de Aperfeiçoamento em Práticas da Advocacia. Proprietário do Escritório “Evangelista Advocacia” e Sócio do Escritório “Proempresa Assessoria Contábil e Tributária”.

5 Comentários



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *